Follow me

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Como você relaxa?

Caros amigos,

A enxaqueca possui uma relação muito forte com o estresse.

O estresse pode desencadear, diretamente, crises de enxaqueca: muitas pessoas têm crises após vivenciarem situações estressantes, tensões e contrariedades.

Além disso, o estresse também pode contribuir com o desequilíbrio neuroquímico que causa a enxaqueca: mesmo quando não desencadeia diretamente uma crise, o estresse desequilibra os níveis de neurotransmissores como a serotonina, e de hormônios como o cortisol (também conhecido como hormônio do estresse), insulina e adrenalina.

O desequilíbrio contínuo do cortisol provocado por situações de estresse prolongado e diário, pode acabar levando a um acúmulo excessivo de gordura na região da barriga, e/ou sensação de cansaço injustificado a qualquer hora do dia, ansiedade e insônia.

O excesso de insulina, provocado pelo excesso de cortisol, pode diminuir os níveis de açúcar no nosso sangue, provocar irritabilidade, nervosismo, hipoglicemia, fome excessiva, em outras palavras, ainda mais estresse!

O excesso de adrenalina, por sua vez, faz o coração bater mais rápido, provoca mãos frias, pés gelados, irritabilidade, ansiedade, e portanto mais estresse!

Muitos de nós passamos o dia defrontando situações estressantes a todo momento, na rua, no trânsito, no trabalho, na escola e até em casa.

Minha pergunta é: O que estamos fazendo para contrabalançar tudo isso?

Depois de muitos anos e décadas de experiência com portadores de enxaqueca, concluí que a maioria, muitas vezes, se preocupa mais com o resto do mundo que com si próprio. Algo como, “Em primeiro lugar todo o resto, e em último, eu”!

Muitas pessoas, assim, acabam por esquecer de se cuidar!

O ato de se cuidar vem de dentro para fora, e na minha opinião, é crucial para qualquer pessoa que realmente deseje melhorar de sua doença. Para melhorar, é preciso, em primeiro lugar, se cuidar. E bem!

Se cuidar envolve relaxar. E muito! Envolve ter tempo - criar tempo! - para relaxar. Mudar, por algumas vezes, as prioridades: primeiro, você!

Relaxar é uma parte importante dentro do processo que leva um indivíduo a se sentir melhor.

Minha pergunta, mais especificamente, é: O que você - que deseja melhorar da enxaqueca - faz, normalmente, para relaxar? Qual é sua dica para ajudar a todos nós nesse sentido? Compartilhe conosco o seu exemplo, a sua situação ideal de relaxamento. Assim, todos poderemos nos beneficiar!

Convido-lhe, agora, que escreva - ou melhor, descreva à vontade, logo abaixo, na seção de comentários, sua dica. Seu método de relaxamento. O que você gosta, ou gostaria de fazer, para relaxar? O que você recomenda, nesse sentido

Nenhum comentário: